2º Mamaço acontece no próximo sábado em Bragança

Por Rafa Barbosa

A primeira semana do mês de agosto é marcada pelo alerta sobre a importância da amamentação. Para engajar as mamães, o Complexo Hospitalar Santa Casa realizará no próximo sábado seu 2º Mamaço, com o objetivo de engajar as mães a amamentarem seus filhos, inclusive em público, o que é direito da mulher.

Michele Sene de Camargo, enfermeira obstetra responsável pelo Ambulatório de Amamentação da entidade acredita que a amamentação é a semente para um futuro melhor. “Além dos benefícios do vínculo, ela protege de um monte de doenças futuras, como a Diabetes e Hipertensão. Já foi provado que diminui o índice de câncer de mama e ovário, além de estudos também falando da elevação do QI de crianças que são amamentadas até um ano”, destaca.


Assim, o objetivo do Mamaço é mostrar as vantagens do aleitamento materno tanto para a mãe, quanto para o bebê e por isso é necessário persistir. “Queremos mostrar para as mães que elas podem e devem amamentar, além do fato dessa mãe amamentar em público, porque hoje a gente encontra muita dificuldade, as pessoas vem desestimulando”, explica Michele.

O evento terá uma equipe multidisciplinar que estará a disposição para um bate-papo, como conta a enfermeira. “Vai ter enfermeiro, médico, nutricionista, fono, para as mães tirarem dúvidas. A nossa função em si é um bate-papo, uma roda entre mães, onde se tem uma troca muito grande de experiências que são fundamentadas no científico: o que é verdade e o que é mentira, então é muito bacana”, finaliza.

O 2º Mamaço, realizado pelo Complexo Hospitalar Santa Casa, será sábado, 5 de agosto, às 10 da manhã , no Lago do Taboão. O ponto de encontro será no gramado em torno do tronco envernizado, próximo ao ponto de ônibus. O evento é aberto a todas mulheres, em especial às mães que amamentam ou amamentaram os seus filhos.

Ouça aqui a matéria