Ases lança coletânea infantil nesta sexta

Na próxima sexta-feira, 21 de julho, a Associação dos Escritores de Bragança Paulista - Ases, fará o lançamento da coletânea infantil “A Ases no Mundo da Imaginação”, às 14h, no Espaço de Convivência e Aprendizado - ECOA, no bairro da Penha, em que os autores terão um momento com as crianças e adolescentes para contar suas histórias e conversar.

A presidente da Ases, Lyrs Cabral Buoso, conta sobre o processo de concepção: “A ideia surgiu em um bate-papo nosso em que se pensou que os autores da Ases, mesmo aqueles que não costumam escrever histórias infantis, tentassem pelo menos uma vez fazer um livro para crianças. Os escritores gostaram da ideia e muita gente, como eu mesmo, nunca tinha feito uma história infantil e foi uma experiência maravilhosa”, afirma.

A coletânea é composta por contos de 26 escritores de Bragança Paulista e cada um deles está acompanhado de um desenho, feito pelo próprio escritor, para que a criança possa colorir.

Apparecida Moreira Pereira, uma das autoras e atual secretária da Ases, acredita que esse momento com as crianças será importante para apresentar um outro lado da história. “Eu falo pra eles que os escritores estão aqui perto: ‘vocês’ podem pegar! Porque eles não têm essa visão de que o escritor é aqui na cidade, está próximo a eles. Será uma oportunidade pra gente se aproximar da criança”, conta.

O Espaço de Convivência e Aprendizado atua há 10 anos na cidade, especialmente nos bairros do Maranata, Toró, Torozinho e Penha, atualmente, com 126 crianças de 6 a 15 anos que participam de atividades esportivas e culturais no contraturno da escola.

Para Eledi Gonçalves, presidente do Ecoa, a presença de escritores no espaço proporciona um momento diferenciado. “Essa é a ideia: criar momentos inusitados com coisas diferentes que dificilmente eles teriam acesso. Essa questão de levar a Ases pra lá, pra nós, será um grande prazer”, destaca. Eledi também ressalta a participação do professor de inglês Eduardo Amos, morador de Bragança que foi premiado em Londres e também falará sobre seu livro para as crianças e adolescentes.
O livro, embora com poucos exemplares, estará disponível na Biblioteca Municipal para acesso da população.