Carnaval 2018 - Dragão Imperial

Rafa Barbosa

A Dragão Imperial é uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade de Bragança Paulista. Com 33 anos de existência, seu início foi marcado por bloco carnavalesco, para depois se tornar uma escola do grupo especial. Campeã do Carnaval 2017, a escola traz para a avenida este ano um pouco da cultura nordestina.

Desde março do ano passado os preparativos estão à todo vapor, desde o desenvolvimento do enredo, confecção das fantasias e carros alegóricos e também na formação de novos ritmistas, intérpretes e apaixonados pelo carnaval. Para Francine Pereira, presidente da Dragão Imperial, o carnaval e as possibilidades da escola de samba envolve toda a comunidade no resgate histórico e cultural, além de trazer desenvolvimento para a cidade.

“O carnaval traz de volta muitas histórias que foram importantes para a história do País. Eu encaro também como um trabalho social, em que em primeiro lugar a gente ensina o amor por aquilo que a gente realiza. Então, o carnaval é tudo isso e muito mais, ele promove alegria, ele desenvolve a parte econômica da cidade, ele traz a nossa cultura de uma forma esplêndida e bem vigorante, para toda população”, afirma a presidente.

Este ano, a azul e rosa entra na avenida para falar do nordeste brasileiro, como conta Francine. “A Dragão Imperial irá trazer como enredo: “Sou caboclo do sertão, sou nordeste e trago no peito um dragão. Eita povo bão!”. Vamos trazer toda a cultura nordestina para a avenida, com o nosso saudoso Luiz Gonzaga; a música; as festas; a culinária, enfim, tudo o que há de maravilhoso e um pouquinho da seca nordestina”, destaca.

A Dragão também é a responsável pela escola Realeza Imperial, da terceira idade, que este ano traz o enredo “Cigano de Alma e Coração, conservo minha origem e tradição” e pela Herdeiros da Dragão, das crianças, que apresenta o enredo “Entre ritmos e trocadilhos, vamos cirandar”.

A escola conta com 100 ritmistas na bateria, cerca de 35 pessoa na harmonia e muita energia. Francine faz um convite a toda população que tenha interesse em conhecer o trabalho da Dragão e participar.

“A escola está de terça à sexta, a partir das 19h30, nos ensaios, no acolhimento a todas as pessoas, com a exposição das fantasias, toda a bateria, trabalhando para animar ainda mais os ensaios. Então você que gosta de carnaval pode chegar lá na nossa quadra, ver o trabalho que a Dragão vem desenvolvendo e participar com a gente no carnaval”, finaliza.

A quadra da escola fica na Avenida dos Imigrantes, 10174-10452, próximo à Rodoviária Nova.