Encontro de Cultura Popular acontece neste sábado no Matadouro

Rafa Barbosa

A realização do Encontro de Cultura Popular é do Entrando em Cena, um Instituto que tem como como missão utilizar a arte para despertar na juventude o desejo de transformação, pessoal e também da sociedade. Para isso, trabalha com várias frentes de atuação, entre elas o Entrando em Cena Convida, que tem por objetivo engajar a comunidade, como explica Viviane Lessa, Diretora e Coordenadora Geral do Instituto.

“A principal ideia é fazer uma integração entre os jovens e a sociedade. Dessa forma, a gente busca a formação de repertório, crítico e artístico, dos nossos jovens,
a formação de público e de plateia, para que outras pessoas também se interessem pelas manifestações artísticas e culturais”, conta.

O Entrando em Cena Convida também tem suas frentes, uma delas é a realização de uma ação artística por mês. Em 2017 já foram realizadas diversas atividades com oficinas e peças de teatro, por exemplo. Neste mês de agosto, em alusão ao mês do folclore, a programação está focada em Cultura Popular.

Viviane conta quais serão as atrações: “Quem vai anfitriar esse encontro de Cultura Popular é um dos nossos grupos, chamado Batuque de Okan, que convidou também para participar desse encontro outros grupos, então vem o Malungos do Baque e o Baque Lua Cris, que são grupos de Maracatu da cidade; o grupo de Rap 3D, de Atibaia; um grupo de São Paulo de Afoxé que além de fazer uma apresentação darão uma oficina de dança Afro; e também capoeira”.

O Batuque de Okan é um grupo que nasceu no próprio Instituto e que hoje tem 12 integrantes que atuam na pesquisa, dança, percussão e canto, que é a base da Cultura Popular. Chris Alcantara, educadora de cultura popular, conta que o grupo acolhe pessoa das mais diversas idades e gêneros.

“Apesar da gente trabalhar com jovens no Entrando em Cena, no Batuque de Okan nós temos pessoas praticamente de todas as faixas etárias, raças e gêneros, porque nós trabalhamos com a pesquisa da Cultura Popular e nela, a pesquisa, a brincadeira, acontecem de forma familiar, desde que a criança nasce até ela morrer, então a gente trabalha nesse ponto de vista”, explica.

O Encontro de Cultura Popular do Entrando em Cena é uma ação gratuita e aberta ao público e será realizada entre as 14h e 17h na Praça Cel. Jacinto Osório, em frente ao Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, neste sábado, 19 de agosto.