Entenda os desligamentos programados de energia e como consultá-los

Rafa Barbosa

Hoje em dia, é difícil imaginar nossa rotina sem energia elétrica, não é mesmo? Mas para que o fornecimento atenda toda a população é preciso que manutenções periódicas sejam realizadas na rede. A Energisa Sul-Sudeste, empresa responsável pela distribuição da nossa energia, busca avisar seus consumidores com antecedência, pelos meios de comunicação e também pelo aplicativo Energisa ON.

“Nós temos necessidade de prestar manutenção, desligar a rede para trocar cabeamento, trocar isoladores, para melhorar a qualidade do fornecimento”, explica o gestor de clientes da Energisa Sul-Sudeste, Luis Felipe Cazeiro Garcia, que conta que a tecnologia da empresa permite que algumas dessas manutenções sejam realizadas sem a necessidade do desligamento. “Nós utilizamos uma equipe chamada Linha Viva, que consegue realizar manutenção na rede sem a desligar. Essa foi uma aquisição importante que a Energisa fez para evitar esses desligamentos e permanecer com a qualidade do fornecimento de energia”.

Outra alternativa para a realização das manutenções é o Mega Jumper. “O Mega Jumper é um cabo, com uma especificação técnica capaz de suportar toda a carga da rede. Nós interligamos dois pontos e isolamos a parte que nós necessitamos realizar manutenção, para que ela seja feita com segurança”, explica Garcia.

Como em alguns locais os desligamentos são realmente necessários, a empresa busca divulgá-los com alguns dias de antecedência, para que a população possa se programar. E você sabe como descobrir quando vai faltar energia na sua casa? Além dos meios de comunicação tradicionais, a empresa também oferece o aplicativo Energisa ON, em que são disponibilizados vários serviços, inclusive os avisos de desligamentos programados para a sua Unidade Consumidora.

“Com esse aplicativo o consumidor consegue acessar vários tipos de informações, como consulta de débito, verificação do histórico de consumo, solicitações e verificar se existe alguma programação de desligamento para a rede dele”, finaliza.

O Energisa ON é gratuito e disponível para todas as plataformas de telefones móveis
.