IFSP realiza audiência pública sobre a descontinuidade do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial

Rafa Barbosa

Na próxima segunda-feira, 11 de setembro, às 14h, o Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo realizará uma audiência pública para discutir a descontinuidade do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial. O procedimento é necessário para a extinção do curso e tem como objetivo ouvir a comunidade interessada.

Cristian da Rocha Duarte, coordenador do curso, explica que a solicitação do Ministério da Educação (MEC) sobre a avaliação do curso fez com que ele fosse repensado pela Instituição. “Nesse ano veio um pedido do MEC para reconhecimento do curso. Como nós não temos aluno e não tem turma decorrente a ele, como seremos avaliados? Por isso estamos nesse impasse. Não podemos deixar o curso parado”, conta.

O curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial foi oferecido pelo Câmpus de Bragança Paulista de 2009 a 2012, ano em que foi interrompida a ofertas de novas vagas e entrou em ascensão o curso de Mecatrônica, que além das disciplinas do curso de Eletrônica Industrial, engloba outras matérias na área de mecânica.

“Uma das coisas que percebemos foi a baixa aceitação do curso aqui na região, 280 alunos entraram e 45 conseguiram concluir. O curso de Eletrônica é focado em eletrônica e a ideia da Mecatrônica era suprir isso, já que há uma grande demanda na região. Infelizmente não conseguimos manter os dois, porque estamos limitados hoje a 70 professores’, explica o professor.

Para Duarte, a participação da comunidade é importante para que seja feita essa avaliação. “Quando é implementado um curso tem que ser feita uma audiência pública para verificar se ele atende à comunidade e o processo que é feito para abrir é o mesmo para fechar. A ideia da audiência é ouvir a comunidade e verificar o que eles desejam. Não só as pessoas públicas, mas também empresários”, ressalta.

A audiência pública será realizada no auditório do Instituto Federal na próxima segunda-feira, 11 de setembro, às 14h. O Câmpus de Bragança Paulista fica na Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770, no bairro da Penha.