Kits da Seja Digital estão disponíveis gratuitamente para população de baixa renda

Rafa Barbosa

A Seja Digital, entidade administradora da digitalização de canais TV e RTV (EAD) esteve presente nesta terça-feira, 26 de setembro, durante a 34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal para tratar da distribuição dos kits à população de baixa renda.

Tem direito a receber o kit, famílias beneficiárias dos mais de 20 programas sociais que o Governo Federal mantém em todo o país, como o Minha Casa, Minha Vida, Pronatec e Bolsa Família. Alessandra Marucci, gerente de mobilização da Seja Digital, dá alternativas para aqueles que estão na dúvida se têm, ou não, o direito, de receber o kit. “Se a pessoa tem aquele número de identificação social, que é o número do NIS, ela tem direito ao Kit. Em caso de dúvida, ela pode consultar o nosso site: www.sejadigital.com.br/kit e colocar o número do CPF, para saber se tem direito ou não. Outra opção é ligar no 147”.

Uma outra alternativa é procurar um dos quatro Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS da cidade, localizados nos bairros Júlio de Mesquita, Planejada I, Jardim Águas Claras e Santa Libânia. Em cada unidade, há um representante da Seja Digital agendando e orientando a população. Alessandra também conta quais itens compõem o kit. “O kit é composto por um aparelho conversor, um controle remoto, vem com os cabos para ligar na antena, vem com a antena também e as pilhas”, conta.

A Seja Digital é uma entidade sem fins lucrativos, não-governamental que tem atuado principalmente na comunicação, esclarecimento de dúvidas e distribuição dos kits à população. Alessandra comenta que outro trabalho é a análise da região para a recepção do sinal. “A gente também faz o trabalho de aferição para saber se a população está ou não preparada para a recepção do sinal digital e graças à Deus a gente está vendo que a região de Bragança está legal, caminhando para o processo de digitalização”, conta.

A gerente de mobilização reforça a importância de retirar o kit o mais breve possível. “Como o desligamento está previsto para o dia 29 de novembro, a gente recomenda que a população não deixe para a última hora e retire o quanto antes seu kit, até porque a TV Digital tem tanto a imagem quanto o som muito melhores do que a TV Analógica. Nós também estamos com a promoção chamada Instalação Premiada em toda a região, então quanto antes instalar, a pessoa estará concorrendo a prêmios”, finaliza.