Nutricionista faz apelo para implantação de Banco de Leite em Bragança

Por Rafa Barbosa

Em meio a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a nutricionista infantil e coordenadora do Ambulatório de Nutrição da Fesb, Taciana Panuncio, fez uso da palavra na Tribuna Livre da 26ª sessão ordinária da Câmara Municipal para falar sobre o tema, com o objetivo de incentivar e sensibilizar as mães sobre a importância deste gesto e fazer um apelo para a implantação de um Banco de Leite no município.

A nutricionista explicou que sem o Banco de Leite, nas primeiras horas de vida, os bebês que estão na UTI são alimentados com dieta enteral ou com fórmula e que isso pode prejudicar o desenvolvimento da criança, visto que ela não recebeu os nutrientes necessários e importantes que o leite materno proporciona.

“Com o banco de leite a gente conseguiria oferecer para esses bebês prematuros, das UTI’s neonatais, o leite materno da mãe. Alguns hospitais dizem que não podem dar o leite materno por risco de contaminação, só poderia se fosse de Banco de Leite”, explica.

Taciana afirma que está há 10 anos na luta para essa implantação e que existem 420 artigos científicos comprovando o benefício do Banco de Leite, “inclusive para diminuir as despesas do município com fórmulas infantis e outros leites fluidos”, destaca.