Peça gratuita será encenada na escola Nilza Faria no próximo sábado para inauguração do Palco Teatral

Rafa Barbosa

A escola além da sala de aula é o modelo ideal de educação, em que as crianças possam desenvolver suas habilidades e vivenciar novas experiências que influenciam diretamente em sua vida adulta. Atividades desenvolvidas pela Escola Nilza Faria têm buscado essa vivência e no próximo sábado haverá uma apresentação teatral gratuita e aberta ao público do grupo Teatro do Botho.

A peça é custeada pelo Instituto Arcor, que por meio do Programa Escola em Movimento, apoia iniciativas que promovam a vida ativa, por meio do movimento, na criação de espaços, tempos e condições socioeducativas. A Escola Nilza Faria, do Jardim do Cedro, foi uma das escolas contempladas no último ano e a peça a ser encenada tem por objetivo despertar nas crianças estímulos para a apresentação que farão no fim do ano.

A escola de ensino fundamental I, que atende crianças do 1º ao 5º ano, foi contemplada pelo Instituto, a partir do projeto Estrelas do Futuro, que busca aliar a dança, o teatro e o circo, a atividades pedagógicas. O professor de educação física, Jefferson Caetano, foi quem iniciou o projeto e conta como ele surgiu.

“Em um trabalho de TCC da faculdade eu acompanhei um aluno que fez justamente uma pesquisa a respeito disso: quais eram os hábitos e qual a quantidade de movimento, de atividades realizadas por ele (criança) e pela família ao longo do mês, da semana. A gente pôde constatar que a única oportunidade de movimento dessas crianças era durante as aulas de educação física, então a gente quis ampliar esse recurso, essa possibilidade de movimento”, conta Caetano.

O professor reforça que junto com as parcerias, como a realizada com o Projeto Filhos, o Estrelas do Futuro quer trabalhar dentro e fora da sala de aula. “Contamos com apoio nessas ações para que a gente pudesse alinhar as questões relacionadas ao corpo, ao movimento, à educação física, sem perder o recurso e as ações pedagógicas. A questão de ter o teatro, a dança e o circo foi para complementar e a gente fazer esse link entre o projeto pedagógico dentro de sala de aula, com as ações fora da sala e com a disciplina de educação física”, reforça.

A coordenadora pedagógica, Silvana de Fátima Oliveira, acredita que atividades como essa, que já eram realizadas na escola e agora ganharam mais força, são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. “É um benefício para eles, é um ganho para os jovens. A gente não está pensando só a parte pedagógica da escola, mas sim, além da escola, no desenvolvimento de um trabalho para que depois eles possam ter essas práticas de esporte, de alimentação, de dança e teatro. A escola é um ponta pé inicial”, diz.

As atividades acontecem em sala de aula, outra especificamente nas aulas de educação física e algumas em contraturno, além de eventos aos fins de semana, envolvendo os alunos, a família e a comunidade.

O diretor da escola, Roberto Bueno, conta que dentro do projeto, uma das propostas era a de levar os alunos para assistir uma peça de teatro para que eles pudessem buscar referências para a apresentação que têm preparado para o fim do ano. Assim, uma peça será encenada na escola o próximo sábado, pelo grupo Teatro do Botho. A atividade, além de proporcionar essa experiência aos alunos, tem como objetivo inaugurar o Palco Teatral do ginásio esportivo da escola, também custeado pelo Instituto e que proporcionará o desenvolvimento das atividades com os alunos.

“Nós resolvemos trazer a companhia teatral para apresentar aqui na escola. O espetáculo chama-se ‘A incrível história de Leytor e seus planetas Bíblios’, que conta a história de um menino curioso pelo mundo da leitura. É um espetáculo infanto-juvenil para inaugurar o palco, local onde vão acontecer as oficinas”, explica o diretor.

A peça será encenada no próximo sábado, 11 de novembro às 14 horas, na Escola Municipal Professora Nilza Faria, localizada na Rua José Dominicci, c/nº, Jardim do Cedro, próximo ao Bom Jesus. A entrada é franca e o espaço estará aberto a toda população.

Ao longo do ano algumas atividades voltadas ao público em geral foram apresentadas pelas crianças, como a festa folclórica. Uma apresentação teatral de fim de ano, a ser encenada pelas crianças, está prevista para 7 de dezembro.

Serviço
Peça teatral: A incrível história de Leytor e seus planetas Bíblios
Quando: 11 de novembro, às 14h.
Onde: Escola Municipal Professora Nilza Faria - Rua José Dominicci, s/nº, Jardim do Cedro.
Entrada franca