Projeto Formiguinhas: um ato de amor

Por: Rafa Barbosa

O trabalho voluntário é aquele em que pessoas doam parte de seus bens, talentos ou até mesmo tempo em prol de uma causa, seja para uma instituição ou para ajudar pessoas que precisam. O Projeto Formiguinhas faz justamente isso. Seu objetivo é unir pessoas para ajudar moradores de rua e famílias carentes, além de fazer a alegria das crianças em datas especiais.

 

Tudo começou em 2004 com a Dona Célia, uma senhora que sonhava em ver o sorriso das crianças ao receber uma festa em comemoração ao dia delas.Foi em uma dessas festas que Patrícia Fonseca conheceu o Projeto, fez sua contribuição e dele não saiu mais. Na ocasião, como sobraram muitos lanches,surgiu a ideia de fazer uma doação e a vontade de tornar o Projeto muito maior. “Nesse dia, tivemos muitas doações e eu e mais três amigas resolvemos entregar esses lanches para as pessoas nas ruas. Então percebemos que seria legal fazer isso agora no frio e acabamos também arrecadando cobertor e roupas para poder dar para essas pessoas”, afirmou.

 

E foi assim que surgiu o Sopão da Solidariedade, em que várias pessoas que tem interesse em ajudar se dividem para conseguir os ingredientes e realizar uma sopa, que é entregue todas as quintas-feiras aos moradores de rua e também a famílias necessitadas de alguns dos bairros mais carentes da cidade.“Primeiro a gente leva para os moradores de rua, no Lavapés, alguns no Matadouro, e também na concha acústica. Depois estendemos para os bairros da Penha, Maranata e Torozinho”, explica Patrícia.

 

Além da sopa, os voluntários perceberam que muitas famílias,embora não morem na rua, precisam de ajuda e por isso também arrecadam alimentos. “Na verdade, a gente resolveu estender para esses bairros também,porque vimos muitas crianças na rua e a situação precária de muitas casas.Realizamos, inclusive, um cadastro nessas casas, de quantas crianças tem, o tamanho dessas crianças, para que conforme a doação chegue até nós, possamos separar por tamanho e realizar a entrega”, conta.

 

Patrícia também fala da receptividade dos moradores de rua. “Em nenhum momento eles desconfiam de nada, é como se eles conhecessem a gente há muito tempo. Eles vêm, tomam a sopa, agradecem e não pedem mais nada, só para gente não esquecer deles”.

 

Ajudar o próximo é um ato de amor e cuidado e pode ser feito de maneira muito simples. O Projeto Formiguinhas arrecada roupas, cobertores e mantimentos e destina semanalmente às pessoas necessitadas. Caso você queira fazer parte com a sua doação, a Nova Norte FM também é uma parceira. Estamos na Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, 612, Planejada I, basta chegar e deixar aqui a sua doação!