Quique Brown questiona indicação do executivo para pavimentação com verba do Dadetur

Rafa Barbosa

Durante a 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Quique Brown questionou a destinação da verba do Dadetur para pavimentação de vias. O Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento aos Municípios Turísticos) destina verbas para o município por se tratar de uma cidade Estância. O questionamento do vereador foi com relação à indicação de investimento feita pela prefeitura, que sinalizou vias pouco utilizadas por turistas como rotas alternativas, justificando a necessidade de pavimentação.

“Investir o orçamento do Dade de um ano inteiro para tapar buraco da cidade é um desrespeito sem tamanho com o desenvolvimento do nosso turismo. A verba do Dade é destinada para os municípios investirem no turismo, de fato, para esse investimento trazer desenvolvimento para a cidade, que vai trazer recursos e com esses recursos você tapa buraco”, destaca o vereador.

Brown também lembrou que o Guia de Criação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo do Governo do Estado de SP sugere que a composição do conselho seja de 2/3 da iniciativa privada e que isso não ocorre em Bragança. “Esse é o Guia que recomenda que 1/3 de seus membros seja do poder público e da iniciativa privada, porque o setor público erra muito no Dade, ano após ano”, afirma.

Para o vereador este recurso deve ser usado para fomento do turismo e não para recapeamento e que os gestores do executivo não foram honestos com o técnico do Dade. “Não cabe ao gestor municipal tentar ficar buscando mecanismos que criam um engano no gestor do Dade. Eles precisam trabalhar em conjunto e não um querendo atrapalhar a vida do outro, que é o que se prova no Dade 2018, que é inteiro em recapeamento asfáltico”, finaliza.