Santa Casa inaugura novas instalações do Pronto Socorro do SUS

Rafa Barbosa

Na noite desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Complexo Hospitalar Santa Casa inaugurou as novas instalações do Pronto Socorro SUS. Durante a solenidade, representantes da mesa diretora, dos poderes legislativo e executivo, bem como da Universidade São Francisco, com a qual o Complexo possui parceria, manifestaram sua satisfação com as melhorias que foram realizadas.

Francisco Carlos dos Santos, administrador hospitalar do Complexo Hospitalar Santa Casa conta que o projeto começou em 2010, quando o Pronto Socorro estava com as instalações físicas totalmente deterioradas e com recursos do município, e posteriormente da parceria com a USF, foi possível iniciar as obras. “Nós conseguimos fazer a primeira etapa do Pronto Socorro, que já melhorou muito as condições, mas ainda faltava ? do projeto inicial e com essa parceria que nós conseguimos finalizar no ano de 2015, após muitos anos de conversação, conseguimos receber esse pagamento que a Universidade faz, pela cessão de uso do espaço aos alunos, e investimos todo esse dinheiro exclusivamente para acabar o projeto”, expôs.

O Dr. Luiz Fernando Paulin, médico coordenador do curso de medicina da USF, comentou a parceria existente e a importância da inserção dos alunos na realidade do SUS. “Nós temos uma questão fundamental que é treinar os nossos alunos, o máximo possível, para o atendimento do setor de urgência e emergência e aqui na Santa Casa eles encontraram esse espaço de treinamento. Nós temos desenvolvido, há cerca de três anos, essa parceria e agora a inauguração desse setor de Pronto Socorro do SUS fortalece mais ainda a parceria. O nosso intuito é desenvolver cada vez mais um aprimoramento no atendimento para essa população de Bragança”, diz.

Jean Marcelo, médico coordenador do Pronto Socorro SUS falou a respeito das novas instalações, agora disponíveis à população. “Anteriormente nós contávamos com instalações muito antigas, que apesar de atender parcialmente as necessidades, precisavam de uma reformulação, uma modernização. Com essa reforma tivemos a ampliação da capacidade do Pronto Socorro, com mais consultórios, com sala de emergência e equipamentos mais modernos e acesso mais fácil, o que proporciona não só o conforto para o usuário, que é nossa prioridade, como também um maior conforto para a equipe de médicos e enfermagem em um ambiente de trabalho mais saudável”, destaca.

O provedor do Complexo Hospitalar Santa Casa, João José Marques, reforça sua grande satisfação em realizar essa inauguração. “Hoje é um dia muito feliz na história da Santa Casa, porque nós conseguimos reformar e ampliar todo o nosso Pronto Socorro, que atende, principalmente, a população bragantina, por meio do convênio com o SUS. É uma unidade em que a gente atende aqueles mais fragilizados, aquelas pessoas mais carentes e fazemos com todo respeito, com todo carinho”, finaliza.